Centro de Doenças Colorretais de Leiria

A patologia colorectal é uma patologia com elevada incidência e prevalência. Relevante quando se fala do cancro colorectal, patologia de extrema importância pela sua dimensão em custos inerentes ao tratamento e aos potenciais anos de vida útil perdidos pelos doentes afetados. Relativamente às patologias não oncológicas, que têm um impacto significativo na qualidade de vida do doente e estão também associados a custos relacionados com o tratamento, mas também com o absentismo associado.

A missão e visão para a criação de um Centro de Doenças Colorretais no Hospital Dom Manuel de Aguiar (HDMA), pretende possibilitar uma visão multidisciplinar médico-cirúrgica articulada para dar resposta a estas patologias, com impacto significativo na qualidade de vida dos doentes.

 

MOTIVOS MAIS FREQUENTES DE CONSULTA DE PROCTOLOGIA

Retorragia, Proctalgia, Tumefação anal, Prurido, Escorrência / Soiling.

 

DIAGNÓSTICOS MAIS FREQUENTES

Hemorróidas, fissuras anais, dermatites perianais, abcesso/fístula, doença inflamatória intestinal (Doença de Crohn e Colite Ulcerosa), incontinência anal e obstipação.

 

ABORDAGEM MÉDICA

O tratamento médico a realizar vai depender em grande medida da patologia identificada, daí ser bastante diversificada. Em muitas circunstâncias é necessário corrigir fatores como a obstipação, hábitos de higiene e hábitos alimentares. Pode ser necessário a aplicações de pomadas específicas a cada patologia, terapêutica instrumental para tratamento de patologia hemorroidária e injeção de toxina botulínica para a fissura anal.

 

ABORDAGEM CIRÚRGICA

O tratamento cirúrgico das diversas patologias do cólon e reto é atualmente muito focado na abordagem personalizada e adaptada caso a caso, sempre numa vertente multidisciplinar. Para cada utente existe um tratamento à medida. A opção mais adequada é selecionada e decidida com a evolução clínica.

Não existem tratamentos milagrosos! Todo o doente é adequadamente estudado e terá uma estratégia terapêutica à “sua medida”. Um exemplo frequente é o tratamento da doença hemorroidária. Uma opção cirúrgica não serve a todos os doentes, as medidas higiénico-dietéticas são fundamentais e o estudo adequado do doente um passo essencial a um tratamento adequado.

O centro tem uma preocupação constante na atualização de conhecimentos e na aquisição de experiência com as novas técnicas e terapêuticas. Tem uma equipa experiente na abordagem cirúrgica minimamente invasiva. Tem particular interesse no tratamento da doença oncológica do cólon e reto, patologia proctológica (doença hemorroidária, Fissura anal e fístulas) e nas doenças do pavimento pélvico que cursam com obstipação.

 

ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA

A fisioterapia tem cada vez mais um papel essencial no tratamento de situações particulares de coloproctologia, como o são a incontinência e a obstipação por obstrução no ato de defecar (dissinergia). Existe possibilidade de realizar terapêutica bio-feedback e electro-estimulação para tratamento destas situações particulares.

 

AÇÕES DE FORMAÇÃO PARA MEDICINA FAMILIAR SOBRE PROCTOLOGIA

Proporcionar acesso a conhecimentos da área da coloproctologia é também um dos objetivos do centro, através da realização de ações de formação sob a forma de reuniões temáticas, sobre as diferentes patologias proctológicas. Possibilidade de discussão de casos particulares dos profissionais presentes. As sessões serão realizadas em data a determinar, no anfiteatro da Casa Sanches do Hospital Dom Manuel de Aguiar, sendo comunicado a cada Unidade de Saúde familiar para a sua divulgação juntos dos profissionais.

 

SITES DE INTERESSE SOBRE COLOPROCTOLOGIA

Sociedade Portuguesa de Coloproctologia
http://www.spcoloprocto.org/,

Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia
http://www.spg.pt/

Sociedade Portuguesa de Cirurgia
http://www.spcir.com/

Sociedade Europeia de Coloproctologia
http://www.escp.eu.com/

Fale connosco

Rua Trindade Coelho nº8
Apartado 1109
2401-801 Leiria

Newsletter

Mantenha-se a par das novidades.

* Aceito a Política de Proteção de dados.