Missão e Valores

Gerir Melhor, Apoiar Mais!

I. Abrir à Comunidade

A Santa Casa da Misericórdia de Leiria deve intensificar a sua ligação à comunidade de Leiria, interagindo mais com ela, captando maior número de participantes na Irmandade e alargando as suas obras.

Realizar todos os meses, a partir do início do 2º semestre de 2016, uma das 14 obras materiais e espirituais da Santa Casa da Misericórdia de Leiria.

Criar uma rede de empresas solidárias com o objetivo de estimular o empreendedorismo solidário e o voluntariado.

Incentivar a sociedade leiriense nas iniciativas de apoio social.

Combater o desperdício/duplicação de apoios, criando uma loja de bens novos e usados e apoiando a comunidade com a doação, troca ou aquisição por valor simbólico.

Dinamizar ateliers para crianças em férias escolares, para produção de bens ou produtos artesanais. Os proveitos obtidos servirão para criar um fundo solidário de emergência.

Alterar o site da instutição e mantê-lo permanentemente actualizado.

II. Valorizar os Irmãos

A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Leiria deve recentrar-se, também, nos seus próprios membros, estimulando a sua participação alargada em todas as suas atividades e garantindo-lhes benefícios pelo seu contributo em prol da sociedade.
Implementar um “Cartão de Irmão” que permitirá obter descontos em consultas, tratamentos e outros serviços do Hospital Dom Manuel de Aguiar. Este benefício será também extensivo aos funcionários.

Negociar acordos com companhias de seguros para aquisição de benefícios para todos os irmãos e funcionários.

Garantir ações de formação para os colaboradores para um melhor atendimento e encaminhamento dos utentes e irmãos nas diversas valências da SCML.

Promover uma gestão humanizada dos serviços, melhorando o ambiente de trabalho e, assim, a qualidade dos serviços prestados.

III. Qualificar e Humanizar os serviços

A qualidade dos serviços prestados pelas instituições da Santa Casa da Misericórdia de Leiria tem de ser exemplar e constituir-se na referência de boas práticas de toda a região.
A satisfação dos utentes e dos seus familiares tem de aumentar substancialmente. Este é o principal desígnio da candidatura “Gerir Melhor, Apoiar Mais”.

Os nossos principais objetivos são seis:

Rentabilizar a atividade do Hospital Dom Manuel de Aguiar, garantindo o pagamento do serviço da dívida e, principalmente, a libertação de meios financeiros para outras obras sociais da Misericórdia. A gestão será competente, profissional e orientada para resultados.

Melhorar as condições do imóvel do Lar Nossa Senhora da Encarnação utilizando os fundos comunitários disponíveis e prestando um serviço de alto nível aos seus residentes.

Atualizar as condições de conforto da Residência XXI utilizando os apoios comunitários disponíveis, introduzindo atividades de lazer, ocupação e convívio.
Transformar a Creche num equipamento social de referência na cidade, fruto da qualidade de acolhimento às crianças.

Manter a Cantina Social, dignificando o serviço prestado.

Investir na dimensão cultural da instituição, valorizando as iniciativas da Academia da Cultura e promovendo a atividade sénior com a cooperação com outras instituições.

IV. Humanizar a gestão

É necessário proporcionar a todos os que trabalham na Santa Casa da Misericórdia de Leiria as condições para que o seu trabalho ao serviço da Misericórdia e dos seus utentes possa atingir níveis elevados, níveis de excelência.
Para que estas melhorias aconteçam terá que corresponder, naturalmente, a uma cultura de exigência e de rigor, premiando com justiça o mérito e a dedicação.

Implementar uma gestão competente, profissional e humanizada orientada para resultados.

Presença diária dos membros da Mesa junto dos diversos serviços.

Redistribuir os recursos humanos, reforçando as áreas sociais.

Reorganizar os espaços e as suas funcionalidades por forma a proporcionar o funcionamento mais eficiente dos serviços.

Auscultar de forma regular o grau de satisfação dos utentes, quer junto dos mesmos, quer junto dos seus familiares.

Post do Facebook