Faleceu antigo provedor da Misericórdia de Leiria

Daniel Silva, que foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Leiria durante 32 anos, faleceu ontem, quarta-feira, aos 93 anos. O funeral realiza-se hoje, às 15 horas, em Leiria.

Formado em Engenharia Electrotécnica, Daniel Silva começou por trabalhar nas minas de urânio da Urgeiriça. Mais tarde, foi sócio-gerente da Electrolis, onde esteve durante mais de 30 anos.

Em paralelo com a actividade profissional, Daniel Silva dedicou a causas sociais e ao associativismo, com destaque para os 32 anos como provedor da Misericórdia de Leiria. “A grande obra foi a construção do lar, no sítio da antiga praça de touros. Não havia apoios do Estado. Tínhamos apenas a renda do Hospital D. Manuel de Aguiar. Mas a população e as empresas da região deram-nos um enorme apoio”, recordou, em Junho último ao JORNAL DE LEIRIA.

Terminado o seu percurso na Misericórdia de Leiria, foi convidado pelo padre Vítor Melícias para integrar a administração do Centro de Deficientes Profundos João Paulo II, em Fátima, onde esteve 18 anos.

Do seu currículo associativo faz ainda parte a fundação do Lions Clube de Leiria e a passagem pelo Conselho Consultivo da União de Leiria. “Foram 50 anos de trabalho voluntário que dei à sociedade. Mas dessa experiência também recebi muito do ponto de vista humano”, confessa naquela entrevista, para a rubrica “História de vida”.

Leia aqui, na íntegra, o texto publicado na edição de 11 de Junho de 2015 no Jornal de Leiria.
Fonte: Jornal de Leiria