EDITORIAL DO PROVEDOR DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LEIRIA

Esta edição do Jornal acontece num momento em que ainda vivemos uma pandemia sem precedentes e que atinge o mundo inteiro por igual. Quando decidi dar o meu contributo, voluntário, a esta secular Instituição, sabia que ti­nha pela frente muitos desafios complexos, mas ninguém estava preparado para enfrentar uma pandemia que nos confinou ao domicílio durante tanto tempo sem previsões de terminar.

“Gerir melhor para Apoiar mais” foi o lema que nos acompanhou ao longo do último mandato e é o lema que usamos para fazer face aos desafios da pandemia por COVID19. É indiscutível a forma como a Santa Casa da Misericórdia de Leiria se antecipou a nível nacional, para proteger o seus utentes e funcionários. Preparámos e capacitámos as valências do Lar Nossa Senhora da Encarnação, da Residencial XXI e da Unidade de Cuidados Continuados, para iniciarem e executarem os Planos de Quarentena Geral Profilática, advindas da monitorização dos Planos de Contingência ativados a 10 de março de 2020. Só foi possível a execução destes planos pela solidariedade e voluntariado da grande maioria dos funcionários, que têm sido uns heróis na proteção a quem mais precisa, mantendo os cuidados e os serviços num patamar de excelência.

Nesta etapa de mudança, aproveitámos para reorganizar procedimentos, implementar novas metodologias de trabalho, profissionalizar a gestão, aumentar o rigor e o brio profissional, que­brar rotinas e implementar mudanças difíceis. Para que após o abrandamento da situação de pandemia, seja possível executar as velhas ambições, como por exemplo a necessária requalificação do Lar Nossa Senhora da Encarnação, onde o seu processo burocrático e administrativo, já está em andamento. É também nossa ambição, investir na construção de novas respostas sociais inseridas no cerne da cidade de Leiria, de forma a ir ao encontro das exigências e das necessidades da população em geral e dos mais frágeis.

Neste mandato queremos apostar mais na área social, humanizando ainda mais os cuidados e os serviços. Disponibilizando desta forma, à comunidade leiriense mais opções de qualidade aos desafios do envelhecimento demográfico e aos constrangimentos do novo contexto económico financeiro do país, após pandemia. A Área social será fundamental na manutenção da qualidade de vida e bem-estar das comunidades. Mas mais importante, a área social da Misericórdia de Leiria será fundamental para manter e lutar pela dignidade de todos e para isso, temos de continuar a apostar na formação contínua dos nossos profissionais, no investimento das respostas sociais, na inovação das intervenções e na proximidade aos desafios da comunidade onde a instituição debruça o seu impacto social.

Não devemos permitir estagnação, queremos e vamos estar de forma permanente a ir ao encontro dos anseios e exigências dos nossos utentes e da população em geral. Tudo isto para Apoiar mais. É esta a essência da nossa Instituição e é com este espírito de missão e de serviço à comunidade que a Santa Casa da Misericórdia de Leiria abre portas ao seu futuro, não esquecendo o seu passado. A todos os funcionários e colaboradores em geral, aos órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Leiria e aos irmãos em geral agradeço o esforço e dedicação, neste tempo tão exigente.

Todos foram importantes para atingirmos com sucesso os resultados alcançados e nos fortaleceu para o futuro.

O Provedor da Misericórdia de Leiria, Carlos Poço.

JORNAL DA MISERICÓRDIA DE LEIRIA, Distribuição: Jornal de Leiria, Edição n.º 1868 de 30 de Abril de 2020

Rua Trindade Coelho nº8
Apartado 1109
2401-801 Leiria