Falta de resposta do SNS contribui para procura dos serviços no privado

Urgência com horário alargado

Carlos Poço, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, que gere o Hospital D. Manuel de Aguiar (HDMA), destaca o serviço alargado. Das 9 às 22 horas, os utentes podem recorrer ao Serviço de Atendimento Médico Alargado, que funciona como uma urgência hospitalar.

“A pessoa é atendida por um médico de serviço e se houver necessidade de encaminhar para a especialidade ou realizar qualquer exame é possível fazê-lo de imediato”, afirma Carlos Poço, ao explicar que o doente pode também ser aconselhado a marcar uma consulta com um especialista.

Em situações mais graves, e quando há resposta no HDMA, é possível efectuar cirurgias urgentes. “Mas, também já houve situações em que encaminhámos utentes para o Hospital de Santo André e as pessoas nem tinham noção do risco que corriam.”

O provedor constata que a procura pelos serviços tem vindo a crescer, sublinhando que o HDMA é um complemento ao SNS. “Temos médicos especialistas de renome que são procurados pelos utentes, mesmo para a realização de determinados exames, como a endoscopia. Além do conjunto de médicos de excelente qualidade que compõem o nosso corpo clínico, os tempos de espera não são muito grandes. Estas são as mais-valias apontadas pelos nossos utentes, assim como o atendimento de excelência”, revela Carlos Poço.

Com convenções com o SNS para alguns exames, o HDMA integra a plataforma para a realização de cirurgias que são pagas pelo Estado. Além disso, tem acordos com vários sistemas de saúde e seguradoras, abrangendo um número elevado de doentes. “Estas são, sobretudo, as pessoas que nos procuram, mas também há utentes a nível particular que optam pelos nossos serviços.”
Para suprir a falta de resposta do SNS, o HDMA tem também serviço de Medicina Física e de Reabilitação, unidade cirúrgica, com duas salas de operações, unidade de convalescença (internamento privado) e ozonoterapia.

Revista Saúde & bem-estar. Esta revista faz parte integrante da edição 1867, do Jornal de Leiria, de 23 de Abril de 2020

 

Rua Trindade Coelho nº8
Apartado 1109
2401-801 Leiria