A Importância da Hidratação no Inverno.

Com a chegada do tempo frio, chega também a lista de cuidados de saúde que devemos ter nesta altura do ano. A variação de amplitude térmica durante o dia potencializa o aparecimento de diversos problemas de saúde. Problemas circulatórios, alergias, doenças respiratórias, são só alguns dos principais problemas associados ao Inverno.

Nesta altura do ano, a água que ingerimos, assume-se com um dos principais aliados da nossa saúde. Não só no Inverno, mas durante todo o ano, devemos beber água com regularidade!

Em especial, no inverno, é aconselhável a ingestão de 1,5l a 2l de água por dia, mesmo se sentirmos menos sede. Devemos ter ainda em consideração o equilíbrio de agua corporal, isto é: - A água que ingerimos, deve ser equivalente à urina que produzimos! Este dado indica que o nosso organismo está em pleno funcionamento. Muito mais ou muito menos urina, deve ser um sinal de alerta para eventuais problemas renais.

A desidratação do corpo, seja por fraca ingestão da líquidos (água) ou por via do que o nosso corpo expele durante o dia (suor e urina), depende muito do metabolismo de cada um. Logo, cada um de nós deve adaptar o equilíbrio de água corporal ás necessidades do seu corpo.

Como reconhecer os sinais de desidratação e os cuidados que deve ter:

Pele seca e esbranquiçada: O tempo frio, por si só, provoca naturalmente a secura da pele. É hiperativo hidratar a pele com produtos hidratantes e ingerir água ajuda a manter a pele saudável.

 Urina mais concentrada: Na primeira urina do dia é normal verificar uma maior concentração (amarelada). No entanto, no decorrer do dia o consumo de líquidos deve diluí-la, tornando seu aspeto mais transparente. Se isso não acontecer, deve beber mais água.

Mucosas e Saliva: Lábios e narinas secos indicam desidratação do corpo. Além do desconforto, estes sintomas podem provocar pequenas fissuras que são por vezes a porta de entrada para doenças respiratórias, muito comuns nesta época do ano. O consumo de água adequado e a hidratação de mucosas por meio de produtos, ajuda a precaver estas questões.

Roupas adequadas, consumo de agua equilibrado e redobrada atenção na hidratação da pele, são os alguns dos cuidados que todos devemos adotar nesta altura do ano. Em especial, devemos redobrar a atenção em relação a crianças e idosos, já que desidratam com mais facilidade.

Uma atitude pró-ativa e saudável relativamente à sua saúde é recomendação para todo o ano.

Dr. Pina Gomes, Diretor Clínico - adjunto, no Hospital D. Manuel de Aguiar.

Rua Trindade Coelho nº8
Apartado 1109
2401-801 Leiria