Nota de Imprensa - II Jornadas da Nutrição HDMA

CIÊNCIA E INOVAÇÃO MARCAM 2.ª EDIÇÃO DAS JORNADAS DA NUTRIÇÃO DO HDMA

No passado dia 20 de Outubro, o Teatro Miguel Franco em Leiria, recebeu a 2ª edição das Jornadas da Nutrição do HDMA, um evento que contou com a presença de mais de 250 pessoas e um painel de convidados de excelência, com o objetivo de promover a troca e aquisição de conhecimentos no âmbito da saúde, da nutrição e da alimentação saudável.

As Jornadas foram antecipadas por comunicações livres incidindo sobre temas vastos como os hábitos alimentares de trabalhadores por turno e a salicórnia (planta substituta do sal).

O primeiro painel, moderado pela Dr.ª Mara Duarte (SCML), e com a participação dos oradores Dr.ª Isabel Silva (Universidade Fernando Pessoa – Porto), Dr.ª Sandra Hilário (CHLeiria) e Dr. Florêncio Sousa) permitiu três abordagens multidisciplinares acerca da cirurgia bariátrica no combate à obesidade mórbida, e versou especificamente sobre os requisitos psicológicos para o ingresso dos utentes à cirurgia, técnicas “sleeve e bypass” e sobre os benefícios do exercício físico após a referida cirurgia.

O segundo painel do dia, moderado pelo Dr.º Luís Lisboa (HDMA) contou com os distintos contributos da Dr.ª Helena Real (APN), do Dr.º Mota Tavares (APAVC) e da Dr.ª Verónica Cházin (Hospital da Torre de Madrid), abordando-se a história da Dieta Mediterrânica, suas caraterísticas e benefícios, assim como a sua relação benéfica na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e cancro.

A manhã terminou com a sessão solene e momento musical, destacando-se as intervenções do Sr. Provedor, Eng. Carlos Poço, da Dr.ª Clarisse Louro, diretora da ESSLEI, da Dr.ª Ana Esperança, Vereadora da CML e da Dr.ª Alexandra Bento, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, que destacou “a organização do evento, que contribui para a discussão da nutrição e alimentação em Leiria, acrescentando valor à região.

Para o Provedor da Misericórdia de Leiria, Eng. Carlos Poço a “boa e a equilibrada nutrição, e a promoção de hábitos de vida saudável, com destaque para a alimentação, é um tema prioritário para a Santa Casa da Misericórdia de Leiria. Ao realizarmos estas segundas Jornadas da Nutrição, estamos a dar o nosso contributo mais alargado. Mais do que os nossos utentes, queremos sensibilizar a comunidade em geral da importância deste tema, com destaque para a comunidade profissional e científica da área.”

A tarde iniciou-se com a participação do Chef. Hélio Loureiro, num simpósio Gertal e APN intitulado “Mais Sabor, Menos Sal”, que deu também a conhecer o seu livro, rico em sugestões de pratos saborosos e saudáveis com o propósito de promover a política de redução de sal nas refeições.

O terceiro painel contou com a presença de três aclamadas oradoras, Dr.ª Ana Gomes (Universidade Católica Portuguesa do Porto), Dr.ª Isabel Ferreira (CIMO – Bragança) e Dr.ª Anabela Raymundo (ISA Lisboa), e com a moderação da Dr.ª Cidália Pereira da ESSLei, que transmitiram aos presentes as últimas novidades em “inovação alimentar e alimentos funcionais”, destacando-se as pertinentes intervenções acerca de probióticos, microbiota intestinal e compostos bioativos.

Terminaram por fim as jornadas com um relevante debate, moderado pelo Sr. Administrador da SCML, Dr. João Teixeira Leite, que colocou lado a lado a Dra. Alexandra Bento e o Eng. Pedro Queiroz (Direto- geral da FIPA), sobre o tema “novas políticas alimentares, as refeições escolares e o turismo da saúde”.

No exterior do auditório os participantes puderam ainda conhecer e visitar expositores de marcas de referência nacional nas áreas da saúde e da nutrição.

Rua Trindade Coelho nº8
Apartado 1109
2401-801 Leiria

Newsletter

Mantenha-se a par das novidades.

* Aceito a Política de Proteção de dados.