Artigo de opinião do Dr. João Filipe Sousa - Especialista em Psicologia

A psicologia, é talvez, a mais das incompreendidas das ciências, levando a haver uma série de mal-entendidos, no entanto, a psicologia desempenha cada vez mais um papel preponderante numa sociedade contemporânea e em evolução constante. Na verdade, onde está o homem, está a psicologia, sendo esta uma ciência que estuda as emoções, perceções, sensações, pensamentos, processos mentais e comportamento humano.

Ir a uma consulta de psicologia, nem sempre é uma decisão fácil. Ainda há o estigma que ir a um psicólogo(a) é para quem não “está bom da cabeça”, que é sinal de fraqueza ou que é apenas para conversar e que para tal basta um amigo.

O psicólogo(a) é um profissional que estuda o psiquismo humano, e que mais do que ouvir, leva a pessoa a refletir sobre o seu mundo interior, a forma como se relaciona com os outros e como olha para o mundo exterior. Deste modo, vai procurar ajudar a pessoa, a transformar a sua forma de pensar, a compreender-se melhor a si mesmo e aos outros, para que consiga ultrapassar os seus receios e dificuldades.

O autoconhecimento é fundamental para a pessoa. Estar ciente de si mesmo leva o indivíduo a conhecer os seus pontos fortes e fragilidades podendo assim, prever e controlar o seu comportamento.

Rua Trindade Coelho nº8
Apartado 1109
2401-801 Leiria