RESIDÊNCIA XXI: ONDE O CUIDADO SE TRANSFORMA EM HUMANIDADE

Sou utente da Residência XXI, da Santa Casa da Misericórdia de Leiria.

Tenho 96 anos de idade e iniciei a minha estadia na Residência a 8 de abril de 2025, após ter feito uma cirurgia posterior à fratura do fêmur da perna esquerda. Pelo conhecimento que obtive através de dois familiares e pela comunicação social trazia, na mente um pouco de frustração face às estadias em lares de idosos.

Ao iniciar a minha estadia na Residência XXI, logo no primeiro dia, toda a frustração anterior se dissipou ao ser acarinhado de uma forma que me deixou extremamente feliz.
Por isso, senti um ambiente familiar, no qual nada nos falta. Temos uma alimentação 5 estrelas. Na parte da assistência médica, temos o Dr. José Pina Gomes e o enfermeiro Wilson. Na parte religiosa, todos os dias acompanhamos a reza do terço através da TV (canção nova). Uma vez por mês temos a celebração da missa pelo Sr. Padre Capelão Augusto, que, também, nos visita, várias vezes por semana.

Além disso, temos, ainda, um terapeuta, para cuidar da nossa preparação física. Dispomos, também, da leitura diária de jornais e revistas. Quero ainda, referir a parte administrativa, em primeiro lugar cito o administrador Diogo, dotado de uma humanidade de excelência. De seguida, cito, também, a Dra. Cristina Agostinho, senhora dotada de uma condição humana que, na minha opinião, dificilmente se encontra nos tempos atuais.

Quanto aos restantes funcionários, não tenho palavras para descrever o desempenho afetuoso dos mesmos. O seu acompanhamento aos utentes é de uma vivência minuto a minuto. Para referência à capacidade destes profissionais torna-se difícil encontrar palavras para descrever todo o seu desempenho e afeto dedicado aos utentes.


RUI CLARO
Residente ResXXI