Na Santa Casa da Misericórdia de Leiria, cada refeição traduz-se num gesto de carinho, partilha e de cuidado, que vai muito além de um simples momento à mesa, especialmente para os nossos utentes mais idosos.
Cada prato é preparado com dedicação por uma equipa que procura aliar o sabor à nutrição, garantindo que todos se sintam cuidados.
A alimentação assume um papel fundamental no dia-a-dia das pessoas idosas, sobretudo quando se encontram institucionalizadas.
Mais do que garantir a satisfação de uma necessidade básica, comer bem significa promover saúde, conforto e prazer. Para muitos residentes, o momento da refeição é também um espaço de convívio e socialização, por isso, na Santa Casa da Misericórdia de Leiria, o cuidado com a alimentação é entendido como parte essencial da missão de cuidar com humanidade e dignidade.
Pensar a alimentação em contextos sociais exige um olhar atento e sensível. É necessário equilibrar o rigor nutricional com o respeito pelos hábitos e preferências individuais, preservando a identidade e a história de vida de cada utente, pelo que a opinião dada por cada utente é sempre considerara na elaboração das ementas.
A alimentação deve ser saudável, mas também saborosa e familiar, evocando memórias e proporcionando prazer. Assim, o desafio diário passa por garantir que o prato seja equilibrado, mas também que “sabe a casa”.
As ementas são planeadas pela nutricionista da instituição, que tem como objetivo primordial procurar assegurar uma alimentação segura, variada e equilibrada. São tidos em conta fatores como as restrições alimentares, as comorbilidades com implicações alimentares, mas também as preferências pessoais. Além disso, na elaboração das ementas são considerados a sazonalidade dos alimentos, a inclusão de pratos típicos de cada época do ano e a celebração de datas festivas, respeitando a tradição cultural da nossa região.
A nutricionista verifica a qualidade dos alimentos e implementa estratégias para reduzir o desperdício alimentar. Esta gestão permite oferecer refeições nutritivas e adequadas, promovendo responsabilidade, sustentabilidade e qualidade à mesa.
A Santa Casa tem ainda procurado ouvir a voz de quem usufrui do serviço. As opiniões e sugestões recolhidas ajudam a melhorar continuamente a oferta alimentar, ajustando ementas e introduzindo novas ideias que vão ao encontro do gosto de todos. Esta escuta ativa é uma das chaves para manter um serviço de qualidade e em constante evolução.
FABIANA ESTRADA
NUTRICIONISTA DA SCML