ACADEMIA CULTURAL

A Academia de Cultura e Cooperação de Leiria nasceu em Fevereiro de 1999, tendo sido a sua abertura oficial no dia 25 de Março do mesmo ano.

A sessão de abertura foi presidida pelo Sr. Governador Civil, Professor Carlos André, o Sr. Dom Serafim, Bispo da Diocese de Leiria/Fátima e pela Dr.ª Isabel Damasceno Campos, Presidente da Câmara Municipal de Leiria. Estiveram ainda presentes representantes da Academia de Lisboa. A sessão foi abrilhantada com a actuação do Coral de Lisboa. A Academia surgiu como uma valência da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, onde tem a sua sede. Na sessão inaugural, a Academia foi apresentada pelo Provedor da Misericórdia em exercício, Eng. Daniel Silva.

A Academia de Cultura e Cooperação surgiu depois de muita reflexão e observação da sociedade de Leiria, pensando especialmente nas pessoas séniores, aposentadas ou não, que gostariam de ocupar os seus tempos livres com algo que lhes ampliasse os conhecimentos. Por isso, a designação de Academia Cultural, mas também de convívio e cooperação, aberta a todos, sem exigências de graus de conhecimento de base. Seria pois, um espaço onde a troca de conhecimentos, a abertura a novas ideias, os debates, as visitas a locais de nome, o contacto com pessoas diferentes, se desenvolvessem, e se objectivassem. Os seus objectivos pretendem ir ao encontro de todas e de todos aqueles que desejassem saber mais, ouvir, fazer, falar.

A idade base é de 45 anos, não havendo, contudo, uma idade limite. Os dinamizadores colaboraram em regime de voluntariado e os participantes pagam uma quota simbólica. A Academia de Cultura e Cooperação está aberta a toda a gente, sem preocupações de testes ou exames, mas antes de uma aprendizagem livre e voluntária.

Iniciaram-se as actividades com 25 pessoas, tendo hoje cerca de 133 participantes. Começaram-se os trabalhos com as actividades seguintes: História, Filosofia, Arte Musical, Animação de Textos (Teatro), Psicologia e Cuidados de Saúde. Outras actividades de foram juntando a estas, com o decorrer do tempo, tais como: Literatura Portuguesa, Artes Plásticas, Inglês, Dança, O Facto Religioso e Geografia. Desenvolvem-se ainda visitas históricas, idas ao teatro e debates com convidados sobre temas diversos. Ao longo destes 11 anos de actividade, já são inumeráveis as actividades realizadas, sendo de salientar sempre o Convívio de Natal, o dia do Aniversário e a Festa de Encerramento do ano. Seguimos o calendário escolar, distribuindo-se as actividades pelas tardes dos dias de semana, em horário devidamente organizado.

O interesse, a animação e o gosto têm-se vindo sempre a desenvolver, permitindo o alargamento do leque de actividades de acordo com sugestões dos participantes que são, fundamentalmente, activos.

Informações
244 772 639